Receba no seu e-mail
Presenteie Alguém
Arquivo Diário
Quem Somos
Para Empresários
Para Pastores
Para Família Pastoral
150 Atitutes
40 Salmos
Poemas que Encorajam

ENSINE VALORES AOS SEUS FILHOS
Bobbie Reed
 

Seus filhos são expostos a diferentes valores. Eles aprendem um enorme código de valores através da televisão, amigos, escola, e de você. Por isso que o ensino intencional é tão importante. Você pode premeditadamente concentrar em valores que deseja que seus filhos
venham a aprender.

Um valor é uma crença que, depois de cuidadosa consideração, é selecionada dentre várias escolhas e é colocada em prática repetida e consistentemente por um período de tempo. Algumas vezes os valores são identificados por uma simples palavra, como honestidade, ou descritas por uma característica de personalidade, como fidedigna. Mas o valor básico é determinado como uma crença:

Os valores nos ajudam a avaliar e a escolher entre as alternativas, e nos ajudam a decidir como nos comportarmos de uma maneira consistente. Sem uma clara escala de valores, nossas vidas e nosso comportamento tendem a ser inconsistentes e confusos.

Como compartilhar seu sistema de valores com seus filhos:

· Identifique seus próprios valores.
Antes que você possa ensinar os seus filhos, é absolutamente imprescindível ter clareza sobre o que você quer que eles aprendam. Faça uma lista das qualidades que você planeja ensinar os seus filhos. Isto inclui pedir a Deus que lhe dirija e o assista na seleção dos valores corretos. Uma maneira de descobri-los é perguntando a você mesmo, "quais são os valores que estou buscando ou como eu gostaria de ser lembrado pelos meus amigos?

· Diga a seus filhos quais são os seus valores.
Aprenda a colocar clara e concisamente o que você crê e como esses valores influenciam as decisões na sua vida.

· Explique os seus valores.
Dizer para seus filhos serem gentis, amáveis, educados, ou pacientes não lhes dão informações suficientes sobre o que você espera deles. Ao invés, descreva para seus filhos os comportamentos que demonstram estas qualidades. Deixe-os sabe que quando eles se comportam dessa maneira, você fica feliz com a escolha deles.

· Seja modelo daquilo que você quer que os seus filhos falem e façam.
Seus filhos observam muitas pessoas (professores, amigos, personagens públicas, personagens da televisão, vizinhos) que podem ser exemplos que tragam conflitos de valores no que diz respeito a objetivos, estilo de vida, discurso, moral, trabalho, diversão, vida, e morte. Verifique qual é o modelo que eles desejam imitar. O seu comportamento consistente fará uma profunda diferença e fará verdadeiras maravilhas.

· Ensine valores fundamentado em histórias bíblicas.
Primeiro, eles aprenderão mais sobre valores, e segundo, aumentará o conhecimento e compreensão deles através da Palavra de Deus.

· Aplique os valores nas experiências do dia a dia.
· Mostre aos seus filhos como as escolham revelam os valores.
Exemplo: Uma pessoa que faz algo bom para um estranho demonstra que bondade é um de seus valores. Encontre formas didáticas de ensinar através de livros, televisão, ou pelo próprio dia a dia.

· Premie seus filhos quando eles dão um bom testemunho lá fora.
Torne-se um mestre em reconhecer e premiar seus filhos quando eles fizerem o que você os têm ensinado. Reforço positivo modela de forma eficaz as escolhas das crianças.

· Celebrem como família.
Quando seus filhos fizerem algo que prove o quanto eles têm aplicado os valores aprendidos na família, faça disso um marco. Não lhe dê apenas um prêmio, mas celebre com o mesmo entusiasmo que você celebraria se ele tivesse ganho o campeonato de futebol da escola.

Dr. Bobbie Reed recebeu seu mestrado em Administração Pública na California State University em 1978. Ela também é PHD e doutora em ministério. Ela tem dado palestras em conferências para solteiros por todo país. Seus livros: Single Adult Ministry for Today, How to Enjoy a Healthy Family, Even in Stressful Times, Life After Divorce, Merging Families e Making the Most of Single Life. Artigo extraído do livro 501 Practical Ways to Teach Your Children Values by Bobbie Reed.

 


 

Todos os Direitos Reservados para Encorajamento.com 1998 - 2002